terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lançamento do blog da rádio Sinal Verde

A web rádio Sinal Verde, mantida pelos salesianos Rodrigo Vieira Martins e Cláudio Motta já é um sucesso de audiencia. Pessoas de várias partes do Brasil e também do exterior já sintonizaram o sinal da rádio neste pouco tempo que ele está no ar.
Ainda no ano passado, já havia comentado com vocês sobre a rádio e apresentado os horários da programação (artigo "
Tá na sinal, tá legal!", de 10/11/2009).
De lá pra cá a rádio só vem crescendo e melhorando. Na programação ouve-se um variado repertório de músicas, notícias, mensagens e entrevistas com pessoas ligadas aos Salesianos e à Igreja.
A interação com a rádio é bastante diversificada também. Você pode mandar o seu abraço, pedir a sua música e mesmo dar a sua sugestão pelo MSN (tanasinal@hotmail.com), pelo Twitter (www.twitter.com/tanasinal) e, desde ontem, pelo seu mais novo meio de comunicação, o Blog da Rádio Sinal Verde (http://radiosinalverde.blogspot.com/)

Convido a todos que ainda não conhecem o trabalho da rádio a sintonizarem nos horários marcados da programação (a rádio não funciona fora deste horário). Não é preciso instalar nenhum plugin ou programa externo.
E para quem já conhece, que continue ouvindo e participando da programação!
Lembrando que o endereço de acesso à rádio é:

Tá na sinal, tá legal!

Post original em: glaucosdb.blogspot.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Santidade na Família Salesiana

“Sede santos porque eu, vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2).

A Igreja, por meio do Vaticano II, nos recorda que “todos na Igreja são chamados à santidade” (LG 39). A Primeira Vocação do ser humano é ser santo. Todas as outras vocações (Leigos, Vida Consagrada e Ministérios ordenados), encontram seu fundamento nessa primeira vocação comum a todos.


O que significa ser santo?

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “santo” vem do latim (sanctu) que por sua vez significa ‘estabelecido segundo a lei’, ‘que se tornou sagrado’. A santidade não é obra nossa, mas participação gratuita na santidade de Deus: portanto, é uma graça. Antes de ser fruto do nosso esforço, ela é um dom. É uma entrega total de nós, na fé, na esperança e no amor a Deus; uma entrega que se atua dia após dia, com serenidade, paciência, gratuidade, aceitando as provas e as alegrias cotidianas, com a certeza de que tudo tem sentido perante Deus.

Em dezembro do ano passado recebemos em nossa paróquia a Urna contendo as relíquias de Dom Bosco. A peregrinação das relíquias foi proposta pelo reitor-mor como uma ocasião para retornarmos as fontes do nosso carisma e assim refletir sobre a própria identidade, para continuar a amar e a aprofundar o conhecimento de Dom Bosco. Assim, o testemunho da sua vida haverá de ajudar a imitar sua fé, seu amor pelo Senhor e seu zelo pelos irmãos, sobretudo os mais pobres. Toda a família Salesiana do mundo reunir-se-á pra rezar junto a urna, formando uma comunidade de fiéis chamada por Cristo à santidade, e que deseja santificar-se segundo o exemplo de Dom Bosco.


São tantas as figuras de santos e santas salesianos que tiveram como inspiração Dom Bosco. O mesmo caminho está sendo proposto a nós: se quisermos tornar-nos santos, devemos olhar para ele. Somos herdeiros de um santo. A santidade é a maior herança que Ele nos deixou. Somos chamados a ser Dom Bosco HOJE! Dom Bosco confiou-nos uma santidade original, feita de simplicidade e de simpatia. Uma santidade que torna as pessoas amáveis, boas, simples, à mão.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Reitor-mor visita o Haiti um mês após terremoto

Um mês após o terremoto que assolou o Haiti, o reitor-mor dos salesianos visita o país, levando solidariedade e palavras de esperança

Diante dos escombros da ENAM onde estão ainda 150 corpos de adolescentes e jovens estudantes
Entre os dias 12 e 15/02, o reitor-mor dos salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva, esteve no Haiti levando àquele país a solidariedade da Família Salesiana do mundo e palavras de incentivo e ânimo.
“A nossa finalidade é, em primeiro lugar, dar esperança ao Haiti”, declarou ele aos meninos e religiosos salesianos no primeiro dia de sua visita em Porto Príncipe. Nesse dia, ele esteve na ENAM (École Nationale des Arts et Métiers/Escola Nacional de Artes e Ofícios), que foi a obra salesiana mais atingida e que ainda mantém, sob os escombros, perto de 150 corpos de adolescentes e jovens estudantes.
Os salesianos no país estão focados na assistência aos necessitados e começam a reconstrução de escolas, casas de acolhida para meninos de rua, casas de formação, entre outros. Em Thorland, subúrbio de Porto Príncipe, a 12 km da capital, os campos e pátios das obras dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora foram postos à disposição dos sem-teto e graças também à Proteção civil mexicana foi ativado ali um campo de acolhida para 12 mil pessoas.
No domingo, 14/02, celebrou a missa para representantes da Família Salesiana. “Estamos aqui para celebrar a vida, não a morte!”, ressaltou P. Pascual em sua homilia; “o Haiti deve renascer com a contribuição de todos”. Três são os pontos de referência e as convicções que segundo o reitor-mor a Família Salesiana do Haiti deve assumir: confiança nos jovens, na educação e no Sistema Preventivo. “Devemos transformar esta tragédia numa oportunidade de resgate, de ressurreição!”. Às palavras do P. Pascual fez eco a breve fala do salesiano Dom Louis Kébreau, arcebispo de Cap-Haitien e presidente da Conferência Episcopal do Haiti, que agradeceu pela mensagem e pela exortação do sucessor de Dom Bosco: “A emergência no Haiti continua emergência! O silêncio das autoridades locais e os interesses internacionais arriscam arrastar esta parte do Caribe a uma situação de pobreza e de dependência mais intensas do que havia antes do dia 12/01”.No último dia de sua visita, 15/02, após uma breve visita à escola salesiana adjacente à obra de Pétion-Ville, em cujos pátios estão abrigadas 200 famílias, o reitor-mor se reuniu com o Conselho da Visitadoria Bv. Felipe Rinaldi, do Haiti, para estabelecer prioridades e pensar a ação salesiana no país daqui para a frente. Antes de deixar o país, P. Pascual Chávez comunicou aos salesianos as decisões tomadas com o Conselho. Segundo ele, a dificuldade não está em levantar as paredes caídas, “mas transformar a mentalidade do povo. Os salesianos são educadores: a vós compete a tarefa de colaborar nessa mudança”; e concluiu: “É hora de arregaçar as mangas!”.
Fonte: salesianos.com.br [acessado em 20 de fevereiro de 2010] / Fotos: infoans.org

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MDB divulga vídeo em prol do Haiti no Youtube

"Aiuthaiti" é um vídeo postado na internet pela Associazione Missioni Don Bosco em prol do povo e dos salesianos do Haiti

A Associazione Missioni Don Bosco (MDB), da Itália, que divulga a ação salesiana no mundo e capta recursos dos projetos missionários, colocou na Internet o vídeo "Aiuthaiti", estimulando a solidariedade com o povo haitiano e com a obra salesiana naquele país.


Também disponível na WEBTV da Associação (www.missionidonbosco.tv/player.aspx?titleid=63659719001)

Fonte: www.salesianos.com.br [acessado em 19 de fevereiro de 2010]