segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oração a São João Bosco

São João Bosco, pai e mestre dos jovens, que tanto trabalhaste por eles, particularmente pelos mais pobres e marginalizados a fim de que se tornassem honestos cidadãos e bons cristãos; desperta em nós o amor à nossa juventude, o cuidado pelos nossos filhos e filhas, a dedicação às crianças, adolescentes e jovens abandonados, o esforço por conduzi-los a Jesus por meio de uma eficiente catequese, de reuni-los em comprometidos grupos juvenis, de lançá-los no trabalho missionário para que se tornem autênticos discípulos/as de Cristo e testemunhem com coragem o Evangelho.

Protege a nossa juventude, suscita o compromisso dos nossos leigos/as, suscita vocações sacerdotais e religiosas que se consagrem inteiramente ao Reino de Cristo.

Contigo, Dom Bosco, interceda por nós Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

São João Bosco, roga por nós!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Jornal destaca passagem da urna pelo Vale

O jornal Valeparaibano reservou meia página para tratar da peregrinação das relíquias de Dom Bosco pelo Vale do Paraíba

A edição de 26/11 do jornal Valeparaibano fez uma matéria de meia página sobre a passagem da urna com as relíquias de Dom Bosco pela região de 05 a 08/12. A reportagem, assinada por Beatriz Rosa, fala sobre o significado da peregrinação e sobre as relíquias que estão guardadas na urna, além de trazer o roteiro da visita.

“Dom Bosco foi um santo que dedicou sua vida à juventude, em especial aos jovens pobres”, lembrou o P. André Torres, pároco da Sagrada Família em São José dos Campos (SP). O P. Roque Sibioni, diretor do pós-noviciado em Lorena (SP), informou que na cidade será promovido um fórum sobre os jovens: “Por ocasião da chegada das relíquias, iremos convocar autoridades
políticas e religiosas para discutir o melhor caminho para cuidar dos jovens”. E complementou: “Temos de ter um olhar de carinho para nossa juventude frente à violência”.

Fonte: http://salesianos.com.br/urna/ [acessado em 27 de novembro de 2009]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Na visita das relíquias de Dom Bosco peça a Deus uma indulgência plenária

O que é a Indulgência plenária?
Todo pecado ofende a Deus e também provoca uma desordem espiritual. Deus nos perdoa o pecado, mas a desordem deve ser reparada por nós.

Como?
Pela oração, pelo sacrifício, pela penitência, pela paciência nos sofrimentos da vida... especialmente pela misericórdia de Deus.

De que modo?
Deus nos ajuda a reparar a desordem espiritual, aplicando a nós as orações e os merecimento de Jesus, de Maria Santíssima, dos Santos e Santas, de todas as pessoas que rezam e sofrem pela Igreja.
O cancelamento da desordem provocada pelo pecado recebe o nome de INDULGÊNCIA PLENÁRIA. "Indulgência" porque é perdão; "Plenária" porque é total. Dessa forma, somos plenamente purificados diante de Deus.

Como adquirir a Indulgência Plenária?
O Papa, representando Jesus Cristo, estabelece as condições:

Confissão e comunhão (podem ser feitas antes ou depois, no espaço de um mês)
Fazer a profissão de fé (Creio em Deus pai...).
Rezar pelas intenções do Papa e da Igreja: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

(A Indulgência Plenária só pode ser adquirida uma vez por dia)

Texto escrito por Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão(SC), atualmente reside na comunidade salesiana da Paróquia Sagrada Família em São José dos Campos (SP).

domingo, 22 de novembro de 2009

Fiéis podem ganhar indulgência em visita às relíquias de Dom Bosco

Por ocasião da passagem da urna com a relíquia de Dom Bosco pelas Inspetorias e Casas da Congregação Salesiana, o Papa Bento XVI instituiu a indulgência plenária aos fiéis que participarem de uma função sagrada em honra ao santo ou, diante da urna, permanecerem em momentos de veneração e oração.
O pedido foi feito pelo procurador geral da Congregação, padre Francesco Maraccani, em nome do reitor-mor, padre Pascual Chávez Villanueva, como parte das preparações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015.

Essa semana postaremos um texto escrito por Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão(SC), explicando o que é e como adquirir a indulgência plenária.

Adaptado de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274460 (acessado em 22 de novembro de 2009)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O significado da peregrinação da Urna de Dom Bosco

O Pe. Pascual Chávez, reitor-mor dos Salesianos, na sua Estreia para o ano de 2008, convidou toda a Família Salesiana a educar os jovens segundo o coração de Dom Bosco. Nessa mesma linha, o Capítulo Geral 26 pediu para retornar as fontes do nosso carisma, a partir do lema do Fundador: "Da mihi animas, caetera tolle" (Dai-me almas e ficai com resto). O reitor-mor deseja que a Família Salesiana inteira continue a evangelizar os jovens que o Senhor lhe confia, com esses mesmos sentimentos. Para isso, é preciso que ela reflita sobre a própria identidade. É fundamental, portanto, continuar a amar e a aprofundar o conhecimento de Dom Bosco. A Estreia de 2009 vai na mesma direção:
"Empenhemo-nos por fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas para a salvação dos jovens".
Dois grandes acontecimentos justificam e enriquecem a escolha da Estreia de 2009:
  • os 150 anos de fundação da Congregação Salesiana;
  • a preparação do bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015)
A peregrinação da urna será uma ocasião para retomar nas mãos a vida de Dom Bosco, como deseja o reitor-mor. O testemunho da sua vida haverá de ajudar a imitar sua fé, seu amor pelo Senhor e seu zelo pelos irmãos, sobretudo os mais pobres. Toda a família Salesiana do mundo reunir-se-á pra rezar junto a urna, formando uma comunidade de fiéis chamada por Cristo à santidade, e que deseja santificar-se segundo o exemplo de Dom Bosco. rezando Junto a urna de Dom Bosco, pequenos e grandes colocarão em suas mãos tantas orações e intenções para que o santo, que tanto amou o Senhor, possa interceder por eles.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TV Canção Nova cobrirá a visita

A TV Canção Nova, de Cachoeira Paulista, fará a cobertura jornalística da visita das relíquias de Dom Bosco pela Inspetoria Salesiana de São Paulo. Além de matérias em seus telejornais, ela irá transmitir ao vivo alguns eventos. Em breve disponibilizaremos a programação das transmissões, que poderão ser acompanhadas também pela internet no endereço http://www.cancaonova.com/tvcn.asx .

A emissora pertence à Comunidade Canção Nova, fundada pelo Mons. Jonas Abib. Associação Internacional de Fiéis reconhecida pela Santa Sé, a Canção Nova é um dos grupos que compõem oficialmente a Família Salesiana.

Fonte: www.salesianos.com.br/urna/?p=29

Urna-relicário chega ao Brasil!

Ontem, dia 16/11, a urna contendo as relíquias de Dom Bosco, chegou ao Brasil após ter passado pelo Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. A primeira cidade brasileira a receber a visita das relíquias foi Guarapuava/PR, onde foi recebida com uma grande carreata organizada pelos salesianos e recebida por centenas de pessoas, junto com as Filhas de Maria Auxiliadora.
A programação teve ainda celebrações eucarísricas, apresentações artísticas, procissão luminosa e uma vigilia que varou a noite. Após Guarapuava, a urna segue para Ponta Grossa/PR.


Fonte: http://www.dombosco.net/ (acessado em 17 de novembro de 2009)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Relíquias de Dom Bosco em São José dos Campos!

A comunidade da Paróquia Sagrada Família se prepara para receber uma visita muito especial: a Urna contendo as relíquias de Dom Bosco. A peregrinação teve início em junho deste ano em Turim, na Itália, e percorrerá os cinco continentes, com o objetivo de celebrar os 150 anos de fundação da Congregação Salesiana, que se comemora em dezembro, e em preparação para a comemoração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco.


As relíquias, que já estiveram na Argentina e Paraguai, chegarão em nossa em nossa comunidade no dia 5 de dezembro, onde uma série de comemorações está sendo organizada para celebrar esse movimento tão importante na Paróquia. Após essa data seguirão para Cruzeiro, Lorena e Comunidade Canção Nova. Depois continuam seu caminho pelo estado de São Paulo, Brasil e pelos outros continentes, terminando em 31 de janeiro de 2014.
A Urna foi fabricada em alumínio, bronze e cristal. A base representa uma ponte, sustentada por quatro pilares com as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares mostram rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana (que celebra em 2009 o sequicentenário de fundação), e o lema carismático de Dom Bosco - Da mihi animas cetera tolle ("Dai-me almas e ficai com o resto") - completam a decoração. No interior da Urna está uma estátua de Dom Bosco que contém as relíquias.
Aproveitemos esse momento único para lembrar e agradecer Dom Bosco por sua dedicação e amor incondicionais à humanidade, sobretudo aos jovens, e mesmo depois de não estar mais entre nós, continua operando verdadeiros milagres na vida das pessoas.

Fonte: Pizarro, Kátia. Relíquias de Dom Bosco em São José dos Campos!. Adaptado de www.salesianosdobrasil.org.br Informativo Paroquial Sagrada Família, São José dos Campos, Ano 12/IX, p. 4, nov. 2009.

domingo, 8 de novembro de 2009

História de Dom Bosco

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no Piemonte, Itália. Filho caçula de três irmãos, teve em sua "Mamãe Margarida" um exemplo profundo de vida cristã que marcou profundamente seu espírito.Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e pontapés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um personagem dizendo-lhe: "Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com bondade e amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, sem a qual, qualquer sabedoria se torna estultícia".O personagem era Jesus e a Mestra Maria Santíssima.Após esse sonho, Dom Bosco fez tudo para ficar próximo dos jovens, pois "se estão comigo, dizia à mamãe, não falam mal".
Desejando fazer-se padre para dedicar-se totalmente à salvação das crianças, enquanto trabalhava de dia,
passava as noites sobre os livros, até que, aos 20 anos, ingressou no Seminário de Chieri e, em 1841, foi ordenado Sacerdote em Turim, aos 26 anos. Turim, naqueles tempos, estava cheia de jovens pobres em busca de trabalho, órfãos ou abandonados, expostos a muitos perigos para a alma e para o corpo. Dom Bosco começou a reuni-los aos domingos, às vezes numa igreja, outras num prado, ou ainda numa praça para fazê-los brincar e instruí-los no catecismo até que, após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro periférico de Valdocco e abrir seu primeiro oratório. Os garotos encontravam ali alimento e moradia, estudavam e aprendiam uma profissão, mas sobretudo aprendiam a amar o senhor: São Domingos Sávio era um deles.
Uma de suas recomendações foi esta: "Dizei aos jovens que os espero no paraíso...". Expirava em 31 de Janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo.

Fonte: Pizarro, Kátia. História de Dom Bosco. Adaptado de www.salesianosdobrasil.org.br Informativo Paroquial Sagrada Família, São José dos Campos, Ano 12/IX, p. 5, nov. 2009.

"Dizei aos jovens que os espero no Paraíso"
Dom Bosco

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Missa de envio da urna

Veja abaixo o vídeo da missa de envio da urna de Dom Bosco que irá percorrer o mundo todo.